quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pais de alunos de Suzano reclamam de conteúdo erótico em livro escolar

A Educação nacional anda de mal a pior...
As crianças nao aprendem a ler, na realidade sao os piores do mundo, mas outras coisas... o estado se enpenha em ensinar. Isto nao pode ser chamado de Pedofilia?

Matéria publicada na edição: 8671
Data de:2010-09-01/09/2010


Os termos e cenas descritas no conto “Obscenidades para uma dona de casa”, escrito por Ignácio de Loyola Brandão, contido no livro Os Cem melhores contos brasileiros do século são motivo de reclamação de pais de alunos. Isso porque, o livro de contos foi distribuído pela rede estadual em São Paulo e está sendo utilizado por estudantes suzanenses do ensino médio.
Para os pais de alunos, o conto é inapropriado para os estudantes, uma vez que “incentivaria a prática sexual”, além de utilizar termos considerados vulgares. Já a Secretaria Estadual de Educação informou que o livro é considerado adequado, uma vez que reúne os contos brasileiros mais significativos do século. Além de que a literatura tem papel de “formar identidade cultural e difundir a linguagem”.
Os livros começaram a ser distribuídos em agosto, causando reclamações, mas também apoio, de pais em todo o Estado. Em Ribeirão Preto, pais e professores chegaram a um consenso e retiraram o livro das salas de aula.

PAIS O pastor aposentado Valdomiro Francisco, que tem um filho no primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor David Jorge Cury, localizada no Distrito do Boa Vista, é um dos reclamantes. Ele representa um grupo de pais de alunos dessa escola que não concordam com a utilização do livro em sala de aula. “Nessa faixa de idade não é apropriado utilizar esse tipo de texto, porque a maneira como as situações são descritas não é a ideal para os jovens, além de incentivar a prática. Sem contar que as palavras são grosseiras”, comenta. “Alguém deveria ler o livro antes de entregar para os alunos, porque dessa forma não estão aprendendo o que é importante e sim outras coisas”.
Um dos trechos do livro diz “Os bicos dos teus seios saltam desses mamilos procurando a minha boca enlouquecida...”. Em outro trecho traz a frase “em coxas úmidas como a seiva...”.

SECRETARIA Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou que a entrega de livros faz parte do programa Apoio ao Saber e que contém contos de autores utilizados em vestibulares. Os livros teriam sido distribuídos somente para os alunos de terceiro ano do ensino médio. Destaca ainda que “a literatura tem um papel muito importante na formação da identidade cultural nacional, porque recria a realidade, proporciona conhecimentos e coloca em pauta questões sociais e históricas.
Textos literários que retratam a condição humana, tais como a miséria, a sexualidade, as relações de poder, a tolerância ou a intolerância religiosa, a violência contra o idoso, a criança ou a mulher”.
Fonte: http://www.diariodesuzano.com.br/main4/conteudo.php?cod=253745&data=2010-09-01

Nenhum comentário:

Postar um comentário